"Some age, others mature"
FOTOGRAFO NUMA TENTATIVA CONSTANTE DE MOSTRAR NUM INSTANTÂNEO A TENSÃO DINÂMICA DO TEMPO

I've been photographing for as long as I can remember, always attempting to show on a snapshot the dynamic tension of time

Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2011

RUA 31 DE SANTO ANTÓNIO - PORTO


18 comentários:

  1. Grande preto e branco.
    É mesmo esta a luz do Porto quando chove...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez porque na época em que esta foto foi tirada,as máquinas ainda não fotografavam a cores.

      Eliminar
  2. Great shot!
    Like all of you pictures.
    Greatings from Germany

    ResponderEliminar
  3. Bonito p&b, já passei muitas vezes por essa rua, mas nem sabia o nome , agora sei.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olá Cris,

    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Uma ressalva quanto ao nome da rua.
    Esta, teve ao longo dos tempos e consoante o regime político vigente, dois nomes. Ora 31 de Janeiro, ora Santo António. Durante o Estado Novo chamou-se Santo António, e desde o 25 de Abril (creio) que se voltou a chamar 31 de Janeiro. O actual nome, 31 de Janeiro, é uma homenagem à revolta Republicana do ano de 1891, que foi desencadeada como reacção ao ultimato Britânico de 1890.
    Por causa desta dança de nomes provocada por motivos meramente políticos, os antigos, onde meu pai se incluía, ensinaram-me a chama-la de 31 de Santo António, que era assim que lhe chamavam durante o Estado Novo os naturais daqui do burgo como chacota. Por isso eu a chamei assim.
    Grande Abraço
    J M

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus cumprimentos.Nunca ouvi chamar a esta Rua,que era de Santo António uando nasci,Rua 31 de Santo António.Mas ainda bem que vim aqui.Fiquei satisfeito por lêr esta explicação e compreendi.Mas,não sei porquê sempre gostei mais da Rua de Santo António.Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Tenho 75 anos.

      Eliminar
    3. É um prazer sabê-lo por aqui, meu caro Amaral, e, também, saber que pude contribuir para uma melhor compreensão da história da nossa cidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Os meus cumprimentos.Finalmente li,hoje,uma explicação sobre a mudança do nome desta Rua.É importante que os cidadãos de determinada cidade ou vila,saiba algumas histórias sobre várias coisa da mesma.Sinceramente,tenho 75 anos,já vi voar notasde vinte escudos na Rua de Santo António mas nunca ouvi essa particularidade de chamar Rua 31 de Santo Antonio.Tambem,assossiando esta curiosidade e também por curiosidade,já ouvi assissiar aquela velha canção " tiro liro liro ai ai ai este santinho não cai"que se referer a um António que não era santo mas fez milagres.

    ResponderEliminar